A resposta passa por outras perguntas:
As respostas a cada uma destas perguntas cria uma matriz de situações muito variadas que influenciam fortemente o planejamento e o resultado do treino. Ao final ficam muitas incertezas e poucas garantias de que os treinos trarão os resultados esperados.
O treino intervalado, usado para complementar o treino de rua, serve para trazer alguma segurança sobre a aplicação da prescrição que o treinador criou para cada sessão de treino, principalmente porque o esforço será controlado pelo smart trainer e não dependerá de situações externas sobre as quais o atleta e o treinador têm pouco controle.
Por exemplo, se o objetivo do treino é força de sprint, e o atleta vive em uma região plana, como garantir que o atleta será capaz de manter, por exemplo, 10 intervalos curtos (10 segundos de esforço com 20 segundos de repouso ativo) a 180% do FTP? Outro exemplo seria um treino para resistência de força, onde são necessários trechos de média duração (5 a 20 minutos) com intensidades próximas ao FTP.
Considerando todas as variáveis de trânsito, rua/estrada com declividade adequada, atenção ao medidor de potência, etc, é bastante difícil garantir a aplicação da prescrição que o treinador criou.
Exemplo de Análise
Na continuação deste artigo (link abaixo) faremos uma análise de dois treinos com mesmo TSS (esforço), um feito na rua e um intervalado feito no smart trainer.
Próximo: Comparação: treino de rua vs. treino intervalado
Índice: O Smart Trainer Neo0rbit