O sistema do Smart Trainer Neo0rbit tem muitos Planos de Treinamento para vários objetivos. Existem planos para níveis diferentes de preparo e desempenho do ciclista. Os planos podem ser combinados para construir uma periodização para qualquer objetivo desejado, sendo que o mais comum é criar uma periodização anual. Os planos compreendem um objetivo "neutro" de melhora geral de desempenho, mas podem ser customizados para: Distância, Montanha, Velocidade, Resistência e Tiros.
Os planos são do tipo "intervalado" baseados em TSS® e no FTP do ciclista. O TSS® (não dimensional) tenta estimar a carga de treinamento e o estresse fisiológico criado pela sessão de treino. O FTP (em Watts) representa o limiar de potência funcional do ciclista e pode ser obtido através de vários tipos de testes.
O smart trainer Neo0rbit aplica o "teste de rampa incremental" para obter um valor de FTP que é usado para dosificar as sessões de treino de cada ciclista. Durante o desenvolvimento do smart trainer Neo0rbit o Dr. Andrew Coggan e o treinador de triathlon Joe Friel foram consultados sobre os detalhes da obtenção do valor de FTP através do teste de rampa incremental em smart trainers e sobre questões ligadas ao teste limiar aeróbico (MAP) em smart trainers e sua relação como FTP.
Os planos são divididos em 3 grupos:
No blog deste site são feitos comentários sobre algumas sessões de treinos realizadas no smart trainer Neo0rbit levando em conta impressões pessoais e o conteúdo dos livros do Joe Friel e do Dr Andrew Coggan, entre tantas outras fontes sobre treinamento físico, assim como a experiência de desenvolvimento deste sistema de treinamento, da elaboração das sessões de treino e dos planos de treinamento.
Durante o desenvolvimento do Smart Trainer Neo0rbit, e dos Planos de Treinamento CMF, foi mantido contato com o Professor Mauro Ricetti Paes, ao qual se são devidos muitos dos insights obtidos durante o desenvolvimento deste sistema. Este trabalho não seria tão completo sem a colaboração do prof. Mauro, e quaisquer eventuais erros não se devem às suas orientações mas sim à nossa limitada capacidade de aplicá-las.
Obs. 1: Para entender os objetivos dos planos é recomendado que um instrutor ou preparador especializado seja consultado, pois esta é uma área de conhecimento específico dentro da disciplina de Treinamento Físico da Educação Física, com conceitos da Medicina Esportiva.
Obs. 2: As definições de TSS® e FTP, apensar de serem fundamentais para a quantificação da intensidade dos treinos intervalados no smart trainer Neo0rbit, podem ser encontradas de modo muito mais detalhado em outros locais. Este artigo do site Training Peaks® fala sobre métricas e quantificação de intensidade da atividade física e apresenta as definições (e interpretações) necessárias para seu entendimento. Esta página do site do Golden Cheetah (em inglês) explica a ciência por trás deste software de análise de dados de AFs e pode ser útil para melhor compreender o tema.