Os tipos de microciclos e suas variações

São usados três tipos principais de microciclos na construção do plano:

  • Microciclo ordinário: É a sequência normal de treinos para desenvolver as habilidades alvo de um determinado período. Normalmente é composto de 4 a 5 sessões de treinos semanais, dependendo do estágio do mesociclo e do objetivo do macrociclo.
  • Microciclo de choque: É tradicionalmente usado para elevar a carga do treino e provocar deformações que estimulam adaptações mais significativas para as habilidades que se deseja treinar. Geralmente corresponde à penúltima semana do mesociclo de 4 semanas. Pode ter entre 5 a 6 sessões semanais.
  • Microciclo de recuperação: Colocado logo após o microciclo de choque, oferece ao atleta a oportunidade para recuperação e adaptação às habilidades treinadas no mesociclo. Funciona também como transição entre o mesociclo atual e o futuro.

Microciclos podem variar em sua intensidade geral, isto é, com a escolha de sessões de treinos mais longas, curtas, intensas ou leves, é possível variar a intensidade geral do microciclo para adequar ao nível do atleta.

Ainda assim, as diferenças relativas entre as cargas dos tipos de microciclos deverá ser mantida, para que sejam mantidos os efeitos relativos de cada tipo de microciclo dentro de determinada etapa do treinamento.

 

< Voltar