Tipos de treinos disponíveis

Em seu livro "The Cyclist's Training Bible" o renomado treinador e autor Joel Friel apresenta, didaticamente, seu esquema das habilidades do ciclista:

  • AeE - Aerobic Endurance (Resistência Aeróbica)
  • MF- Muscular Force (Força Muscular)
  • SS - Speed Skills (Habilidades de Agilidade)
  • SP - Sprint Power (Potência de Sprint
  • ME - Muscular Endurance (Resistência de Força)
  • AnE - Anaerobic Endurance (Resistência Anaeróbica)

O Joe Friel separa as três primeiras em "habilidades básicas" e as três últimas em "habilidades avançadas" e as coloca neste gráfico:

 Quadro de habilidades - Joe Friel

Em um treino intervalado, o objetivo é criar uma sequência de intervalos de esforços, separados por intervalos de descanso com intensidades e durações adequadas para estimular os vários sistemas fisiológicos envolvidos na produção de energia, transporte de oxigênio, eliminação das toxinas produzidas, regeneração das moléculas envolvidas na produção do ATP celular, recuperação dos tecidos danificados no treino, etc.

O treino, desde que baseado na melhor e mais atual ciência possível, deverá controlar adequadamente o esforço do atleta relativo às intensidades, descansos, durações, sequências, etc, de modo que os efeitos influentes sejam os mais próximos daqueles que o treinador deseja para determinada sessão de treino e os necessários em determinada etapa do plano de treinamento.

Cada sessão de treino é definida por sua classificação das habilidades exercitadas (ver acima), sua duração e pelo nível de esforço (TSS). Ou seja, dois treinos de mesmo nível de esforço (mesmo TSS) podem estar trabalhando habilidades muito diferentes e serão usados em pontos específicos do plano de treinamento do atleta e para a obtenção de adaptações diferentes.

Para que o treinador e o atleta independente possam criar um plano de treinamento preciso (do ponto de vista das habilidades e intensidades usadas) e interessante (do ponto de vista da variação das sessões) oferecemos centenas de sessões de treino já classificadas pelo foco da habilidade trabalhada.

Há, por exemplo, sessões para o iniciante trabalhar a Potência de Sprint (aqui é usado uma sessão de SP com menor TSS) até sessões de Potência de Sprint para o atleta de alto rendimento (com sessões de SP de alto valor de TSS). O mesmo se aplica às outras habilidades do quadro acima.

Pela escolha do tempo desejado para cada sessão, o nível do atleta e o foco do plano de treinamento (Neutro, Distância, Montanha, Resistência, Velocidade ou Sprint) o sistema disponibiliza sessões de treinos intervalados que permitem construir uma infinidade de planos de treinamento para muitos tipos de objetivos, níveis de atletas, etc.

 

< Voltar