Automatização da construção do macrociclo para o treino de ciclismo

No treinamento desportivo, o macrociclo (programação anual de treinos), pode ser construído somente se cada sessão de treino puder ser classificada corretamente, ou seja, se o treinador puder definir quais adaptações fisiológicas cada sessão irá produzir no atleta, desde que executada corretamente.

Sabemos também que uma sessão de exercício físico é sempre uma combinação de esforços mistos que ativa e faz uso de sistemas energéticos variados do atleta, portanto difícil (ou impossível) de ser classificada como 100% para uma habilidade específica.

Com o objetivo de tornar a classificação da sessão de treino mais científica, o treinador Joe Friel e outros, apoiados na literatura e no trabalho de incontáveis pesquisadores e cientistas do esporte, desenvolveram métodos didáticos para categorizar sessões treino para o ciclismo.

Em nosso sistema utilizamos conceitos e critérios desenvolvidos pelos pesquisadores Hunter Allen e Dr. Andrew Coggan, V. N. Platonov, Prof. Antônio Carlos Gomes e pelo treinador Joel Friel com a finalidade de classificar o tipo de sessão de treino intervalado indoor, do tipo usado em smart trainers e, com base nesta classificação, construir o micro, meso e macrociclos.

Apoiados na literatura e nos trabalhos mencionados acima, sentimos segurança ao dizer que superamos várias das dificuldades na classificação de sessões de treino intervalado para ciclismo. Estamos confiantes que um trabalho deste tipo será útil para atletas e treinadores que desejem produzir seus próprios planos de treinamento com maior segurança e precisão.

O nosso sistema gera um macrociclo completo, a partir de um número muito pequeno de critérios iniciais:

  • Nível relativo do atleta
    • Iniciante, Junior, Amador, Elite ou seu próprio FTP (Functional Threshold Power - Limite de Potência Funcional)
  • Habilidade a ser enfatizada no plano
    • Distância+, Distância++
    • Montanha+, Montanha++
    • Resistência+, Resistência++ (Resistência de força)
    • Velocidade+, Velocidade++
    • Sprint+, Sprint++
    • Neutro (nenhuma habilidade é enfatizada)
  • Número médio de treinos por semana *
    • 3, 4, 5 ou 6 (ou dado pelo "Nível do atleta")
  • Duração média da sessão de treino *
    • 60, 70 ou 90 minutos (ou dado pelo "Nível do atleta")
  • Carga do treino em TSS (Training Stress Score - Índice do Estresse do Treino) *
    • 45, 50, 60 ou 75 (ou dado pelo "Nível do atleta")

Obs. 1: Critérios marcados com asterisco podem ser obtidos automaticamente com base no critério "Nível do atleta", para facilitar ainda mais a geração do plano.

Obs. 2: Observamos que quando for utilizada a ênfase em alguma habilidade, que altera o número de treinos de habilidades específicas, estas alterações ocorrem somente no momento correto dentro do macrociclo, e não de uma maneira indiscriminada.

Após a definição destes critérios, o sistema os aplica na seleção das sessões adequadas e na criação dos microciclos e dos mesociclos, obtendo, ao final, o macrociclo que contém toda a sequência das sessões de treino, com as datas de cada treino para o ano todo.

A sequência das sessões no microciclo leva em consideração conceitos de fisiologia explicados pelo Prof. Antônio Carlos Gomes, no que se refere à ordem de sessões de exercícios físicos diferentes, em termos dos sistemas energéticos utilizados. Entendemos que não existem conceitos "fechados" nesta área, porém tentamos levar em consideração as recomendações destes pesquisadores e treinadores na elaboração do nosso algoritmo de escolha dos tipos se sessões, o momento de sua aplicação, a ordem, as intensidades e suas durações.

Pretendemos validar este trabalho com usuários de academias e com atletas, portanto estamos buscando parcerias com treinadores e/ou pesquisadores da área, para que uma validação adequada seja realizada.

 

< Voltar

 

     Use a câmera do celular no QR-code para o contado do autor.