Resistência aeróbica

Os intervalos de resistência aeróbica destinam-se a melhorar a capacidade do atleta de usar oxigênio para produzir movimento. Quando a resistência aeróbica está melhorando, muitas coisas estão ocorrendo, como um aumento no volume sistólico (sangue bombeado por batimento), enzimas aeróbicas, mitocôndrias e capilarização, para citar apenas alguns. Como em todos os treinos intervalados que descreverei abaixo, existem muitas maneiras de fazer intervalos de resistência aeróbica. Esse é meu favorito.

Periodização: quase sempre faço com que os atletas façam esse treino no final do período Base e geralmente incluo 1-3 desses intervalos como a última parte de outro treino no período Build.


Medindo o progresso: Quando a relação média de saída/entrada do intervalo de recuperação (potência ou velocidade dividida pela frequência cardíaca) se estabiliza por várias sessões consecutivas e o desacoplamento do intervalo de recuperação é baixo, sei que a RA está bem estabelecido. “Desacoplamento” significa essencialmente que a potência ou o ritmo e a frequência cardíaca permanecem constantes um em relação ao outro. (Para saber mais sobre desacoplamento, faça uma pesquisa na página inicial do meu blog.) O atleta não está pronto para progredir para exercícios de habilidade avançada até que a RA esteja excelente.

--Joel Friel